Diante de um mundo cada vez mais em ebulição, a dica para arejar a mente, descansar o corpo e se abastecer de muita natureza é o Santuário do Caraça, em Minas Gerais.
Por que ir para lá?
Além de natureza farta, com muitos rios, cachoeiras e piscinas naturais, um dos maiores atrativos do local é a “A Hora do Lobo”.
É que desde maio de 1982 o lobo-guará, ameaçado de extinção, vai até a escadaria do santuário. Assim ficou amigo da equipe e virou um dos ícones do complexo.
A espera pelo lobo começa às 18h30 e avistá-lo é mais comum para os hóspedes do santuário porque o parque aberto à visitação pública fecha às 17h.
Os animais que circulam pelo complexo não perderam os instintos selvagens, mas não são agressivos, explica o gerente.
Por isso, é colocada uma bandeja de carne no pátio da igreja e os hóspedes precisam manter silêncio.
Fotos Divulgação |
“Quando os animais chegam, alguns ficam até emocionados com a experiência, publicando-a em suas redes sociais. Por isso, o santuário passou a receber mais turistas estrangeiros e a nossa Hora do Lobo tornou-se conhecida mundialmente”, diz Márcio Mol, gerente geral.
Outro atrativo é a gastronomia local à base de doces, compotas, pães, bolos, biscoitos e os principais pratos da culinária mineira, todos preparados artesanalmente na cozinha do santuário.
Esse destino cheio de história fica entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, esparramado em uma área de mais de 12 mil hectares e que também integra a as reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço e da Mata Atlântica, tombadas pela Unesco em 2005. Também foi reconhecido pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1955.
Ao longo de 240 anos, a área foi mantida por apenas dois proprietários, o irmão Lourenço de Nossa Senhora e a Congregação da Missão. Posteriormente, a reserva foi construída por quatro propriedades.
Hoje, o Santuário do Caraça é visitado por gente do mundo inteiro, seja para lazer, pesquisa ambiental ou contato com a religiosidade. Já foi também reconhecido pelas duas maiores plataformas de viagens, como Booking.com e TripAdvisor.
SERVIÇO
Estrada do Caraça, km 9, com fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436. Pode-se chegar ao santuário também de trem (Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais).
Informações de hospedagem: www.santuariodocaraca.com.br