Mais do que conhecer novos lugares, as pessoas buscam hoje vivências marcantes em suas viagens. Por isso, o chamado turismo de experiências está tão em alta globalmente. Ninguém quer mais city tours burocráticos ou grandes passeios em grupos, mas sim desfrutar de momentos exclusivos, de preferência em harmonia com a natureza, que vão marcar para sempre aquele destino em seu álbum de memórias afetivas.
Por isso, os hotéis cinco estrelas não medem esforços em oferecer aos hóspedes experiências cada vez mais vibrantes, diferenciadas mesmo, sempre aproveitando o melhor de cada cultura local. Aqui, selecionamos cinco hotéis em cinco destinos diferentes, com vivências fantásticas.
ENOTURISMO E PIQUENIQUE NO CASTELO FRANCÊS

Que tal combinar os prazeres do vinho hospedando-se em um castelo restaurado em Saint-Émilion, uma das regiões vinícolas mais importantes da França? Isso é possível no Château Grand Barrail, construído no século 20 e hoje uma das propriedades mais charmosas da região famosa pelos vinhos Grand Crus.
Cercado por vinhedos e por um parque natural, o hotel, com 46 suítes, spa e piscina, oferece apresentações de música clássica em seu bem cuidado gramado, onde os hóspedes podem degustar vinhos, queijos, pães e geleias de produtores locais acomodados em cadeiras, pufes ou em elegantes toalhas sobre a grama. Durante o verão, o hotel promove jantares ao ar livre com música ao vivo.
Outro programa cinco estrelas é explorar os vinhedos da região a bordo de um Triumph vermelho, um conversível vintage que faz parte da frota do château.

DELÍCIAS DO MAR MEDITERRÂNEO


E se você se hospedar em um local onde funcionou o primeiro atelier de Pablo Picasso? A experiência pode ser vivida no Serras, um hotel com apenas 28 suítes de luxo no coração do Bairro Gótico, a poucos minutos da Catedral de Barcelona. Com janelas, que vão do chão ao teto, poder-se desfrutar de lindas vistas.
Para fugir da multidão de turistas que visitam a capital da Catalunha durante o verão europeu, dá para pegar um barco na marina Port Vell, em frente ao hotel, e visitar El Masnou, charmosa vila costeira com acesso aos vinhedos DO Alella, famosos por seus vinhos brancos frescos.
Durante o trajeto pelo Mediterrâneo, você vai admirando as belas paisagens da cidade com vistas para a Sagrada Família, Montjuic e a praia de Barceloneta. Eleito como um dos melhores rooftops de Barcelona, o Serras é ainda o local perfeito para tomar drinques ao pôr do sol depois de um mergulho na piscina.
DESERTO E CONEXÃO COM A NATUREZA

Quem se hospeda no Nayara Alto Atacama, classificado como um dos melhores hotéis da América do Sul pela Condé Nast Traveler, pode mergulhar na cultura do deserto do Atacama, no Chile, de corpo e alma.
Ao lado de uma equipe de guias do hotel nascidos ali, os visitantes conhecem histórias seculares durante os diversos passeios pelo destino, como a visita ao Valle de la Luna, às Lagunas Altiplanicas ou às Termas de Puritama. Mas há momentos especiais que acontecem uma vez ao ano: todo dia 1º de agosto é realizado o Pachamama Raymi (ou Pagamento da Terra), uma celebração importante nas terras altas que homenageia a Mãe Terra.

O ritual acontece em locais sagrados nas áreas rurais de San Pedro de Atacama e marca o início de um novo ciclo agrícola. Durante a cerimônia, chamada challa, comida, folhas de coca e flores são colocados na terra para agradecer a generosidade e renovar a conexão espiritual com a natureza neste que é um dos destinos mais áridos do mundo.
EXPLORANDO FAZENDAS DE OSTRAS

Na praia das Minas, em Pipa ((RN), o Filha da Lua Eco Lodge tem 17 suítes distribuídas em nove bangalôs elevados. É um dos poucos hotéis no mundo a adotar uma alimentação 100% sem glúten. Entre as atividades náuticas diferenciadas, está o passeio pelas fazendas de ostras no estuário do rio Cunhaú, no município vizinho de Canguaretama, onde o encontro entre água doce e salgada cria um ambiente rico em nutrientes.
De barco, os hóspedes navegam entre os manguezais — um ecossistema rico e preservado, ideal para o cultivo sustentável da iguaria. O ponto alto da jornada é a degustação de ostras colhidas na hora. Os produtos cultivados por ali são reconhecidos mundialmente pela qualidade. No retorno, vale curtir a lua, que nasce em frente ao hotel. Nas noites claras de lua cheia, o espetáculo é mágico.
INVERNO NAS CATARATAS DO IGUAÇU

Com uma vista de tirar o fôlego das cataratas, o cinco estrelas Hotel das Cataratas do sofisticado grupo Belmond fica dentro do Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). Além dos restaurantes Y e Ipê, os hóspedes podem aproveitar, agora no inverno, as diversas áreas de lazer, como a quadra de tênis, piscina e jardins. Há ainda piquenique ao ar livre, que pode acontecer nos jardins repletos de orquídeas, no gramado com vista para as cataratas ou até mesmo durante o pôr do sol. O menu inclui opções mais leves, além de seleções mais sofisticadas, com itens como salmão defumado, mix de azeitonas, charcutaria, queijos, pães e champagne.
O hotel também oferece um tradicional chá da tarde, servido em um espaço especialmente preparado entre o Salão Dom Pedro I e a varanda. A experiência inclui uma mesa cuidadosamente montada com sanduíches, pães, bolos e doces artesanais produzidos no próprio hotel, acompanhados por uma seleção de chás e cafés orgânicos.