Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu Istambul e regiões vizinhas, na Turquia. O tremor foi um dos mais fortes nos últimos anos a afetar a maior cidade turca, com cerca de 16 milhões de habitantes.
Prédios tremeram e as pessoas saíram correndo às ruas, enquanto um terremoto no Mar de Mármara abalou a principal cidade turca e as comunidades próximas. Não há informações de danos. Vídeos mostravam fortes ondas no Estreito de Bósforo. O país segue em alerta.
Houve relatos de pessoas que sentiram o terremoto em outros países europeus, como Grécia, Macedônia do Norte, Romênia e Bulgária, com menor intensidade.
O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) informou que o terremoto teve magnitude de 6,2 e ocorreu a uma profundidade de 10 km. O epicentro foi próximo ao Silivri, área costeira conhecida por sua atividade sísmica, a cerca de 80 km a oeste de Istambul.
Seguiram-se vários tremores secundários, incluindo um de magnitude 5,3. A agência de gestão de desastres e emergências do país pediu aos moradores que se mantivessem afastados dos prédios. A agência também relatou mais três terremotos, todos no distrito de Buyukcekmece, em Istambul. E alertou a população para não entrar em prédios danificados.
A prefeitura de Istambul informou em suas mídias sociais que não foram registrados casos graves. O prefeito do distrito de Kucukcekmece, a oeste de Istambul, afirmou à emissora local NTV que havia engarrafamentos na cidade e que muitos prédios já estavam em risco devido à densidade da área.
HISTÓRICO DE TREMORES
A Turquia é atravessada por duas grandes falhas geológicas, e terremotos ali são frequentes. Em 6 de fevereiro de 2023, um tremos de 7,8, seguido de outro poderoso horas depois. danificaram milhares de edifícios em 11 províncias do sul e sudeste
Um terremoto de magnitude 7,8 em 6 de fevereiro de 2023 e um segundo tremor poderoso que ocorreu horas depois destruíram ou danificaram centenas de milhares de edifícios em 11 províncias do sul e sudeste da Turquia, deixando mais de 53 mil mortos.