JOVENS DA SINFÔNICA DE HELIÓPOLIS EMOCIONAM PÚBLICO NO THE TOWN!

Os 70 músicos da primeira orquestra nascida em uma favela se apresentaram no Palco Quebrada, sob a regência do maestro Edilson Ventureli!

Uma noite que entrou para a história da Orquestra Sinfônica Heliópolis: sob a regência do maestro e CEO Edilson Ventureli, os 70 jovens músicos da primeira orquestra nascida em uma favela de São Paulo arrebataram o público no The Town, um dos maiores festivais de música do país

Além da apresentação no Palco Quebrada, a orquestra marcou presença diária no The Town Experience, espetáculo multimídia que reuniu música clássica, DJs e dança no palco The Tower nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.

A emoção também tomou conta do público quando o Coral Jovem Heliópolis subiu ao palco a convite do cantor Belo. O grupo interpretou uma versão inédita preparada especialmente para o festival, reforçando a pluralidade e a força transformadora da música nascida em Heliópolis.

Fotos Divulgação

Criada em 2004, a OSH reafirma seu papel de romper barreiras e aproximar a música de concertos de novas audiências. Para Edilson Ventureli, maestro e CEO do Baccarelli, a noite de estreia foi maior do que uma apresentação: “O fato de termos uma orquestra formada em uma das maiores comunidades da América Latina no centro de um dos maiores festivais de música do Brasil demonstra o poder da arte para romper fronteiras culturais e sociais. Não é só música, é potência da favela e do impacto social no palco.”

Com quase 30 anos de atuação em Heliópolis e mais de 1.650 crianças e jovens atendidos por ano, o Instituto Baccarelli segue conquistando marcos. Além das apresentações no The Town, a instituição se prepara para inaugurar, ainda em 2025, o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em uma favela da América Latina.

A consagração da Orquestra Sinfônica Heliópolis no The Town 2025 reafirma o poder transformador da música e consolida o Baccarelli como referência mundial em impacto social e cultural através da arte.

PROJETO FANTÁSTICO 

O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. Sua missão começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, é responsável por 23 polos educacionais da capital paulista, a escola de música em Heliópolis, além de importantes parcerias com a Secretaria Municipal de Educação.

Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender mais de 1.650 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém quatro grupos artísticos, entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp