Com uma Inglaterra em festa e a família real sênior na varanda do Palácio de Buckhimghan sendo aplaudida por milhares de britânicos, começaram oficialmente nesta quinta-feira (2) os festejos pelo jubileu de platina da rainha Elizabeth, que completa 70 anos como monarca.
As comemorações, com diversos eventos, acontecem até 5 de junho, em quatro dias de feriado. A estimativa é que serão injetados na economia britânica 2 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 12 milhões).
Foi a primeira aparição pública da rainha, que ficou resguardada nos últimos meses por enfrentar problemas de mobilidade.
O príncipe Harry e Meghan Markle, mais seus dois filhos, também estão no Reino Unido e, por meio de um porta-voz, disseram estar “animados e honrados por estar nas celebrações”.
Houve especulações sobre quem participaria da icônica cerimônia na varanda real.
Mas o palácio informou que a rainha decidiu que as aparições na varanda seriam limitadas a “realezas de trabalho”, que cumprem deveres oficiais, e seus filhos – efetivamente descartando os príncipes Andrew e Harry.
Andrew renunciou aos deveres reais após o caso de agressão sexual (agora resolvido) movido contra ele nos Estados Unidos, enquanto Harry e Meghan pediram demissão e mudaram para a América.
Segundo a BBC, a decisão da rainha reflete o princípio de que não haverá realeza “meio dentro, metade fora” e isso já reflete nas aparições na famosa varanda.