A Espanha, o terceiro país mais atingido pelo coronavírus no mundo, terá a partir desta segunda-feira (13) novas diretrizes em suas restrições de bloqueio.
Neste sábado (11), o país registrou a menor baixa no número de mortes pela covid-19 desde 23 de março.
A população está trancada em suas casas desde meados de março e somente serviços essenciais foram mantidos.
Mas, o governo espanhol decidiu liberar indústrias, como construção e manufatura, permitindo a volta de milhares de pessoas ao trabalho.
Outros setores que voltarão nesta segunda ao trabalho inclui funcionários de atividades sanitárias, de segurança e telecomunicações, alfândegas, fornecimento e distribuição de alimentos e necessidades básicas, fornecimento de energia elétrica de produtos derivados de petróleo e gás natural.
As empresas, no entanto, devem fornecer material de proteção aos seus funcionários e garantir o espaço de dois metros de distância entre eles.
As forças de segurança distribuirão 10 milhões de máscaras nos centros de transporte público nos próximos dias. Mas o uso é recomendado – e não obrigatório.
A redução no número de mortos traz esperança à Espanha, que chegou a ter no início de abril 950 óbitos em único dia. Mas, o vírus demonstra estar desacelerando.
O país tem ainda mais de 161 mil pessoas infectadas e mais de 16 mil mortes. Cerca de 25 mil profissionais de saúde foram infectados, segundo as autoridades médicas.