OS MUSEUS GRÁTIS DE SÃO PAULO

Mulher na Noite (1973), de Joan Miró

Grupo de personagens no bosque fotos © Successión Miró, Miró, Joan AUTVIS, Brasil, 2015

   Com a exibição cada vez mais frequente de grandes exposições internacionais, o circuito de museus de São Paulo está cada vez mais movimentado e bem frequentado. São filas e filas para apreciar as obras de pintores consagrados, como Pablo Picasso. A mostra, que terminou no dia 8 de junho, levou multidões ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro da cidade. No último final de semana de Picasso e a Modernidade Espanhola, as filas de espera eram de até três horas.  

As filas no último fim de semana da mostra foram imensas   foto Paulo Pinto/Fotos Públicas



O mestre Picasso já “saiu” de São Paulo, mas entrou outro tão famoso quanto: Joan Miró (1893-1983), que também está atraindo um grande público ao Instituto Tomie Ohtake. As filas de espera duram em média uma hora. 
  Batizada de Joan
Miró – A Força da Matéria
, traz 112 obras do pintor catalão Joan Miró entre elas 41 pinturas, 22 esculturas, 26 desenhos e
três objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotos sobre a sua
trajetória.

 As peças pertencem à Fundação Joan Miró, de Barcelona, e a coleções
particulares. Ficará em cartaz até 16 de agosto. Depois, segue para o Museu de Arte de Santa Catarina, em
Florianópolis, de 2 de setembro a 14 de novembro. Na visão dos curadores da fundação,
nessa exposição
busca-se
evidenciar o desafio que, desde os anos 20, o artista manteve com as artes
plásticas do mundo ocidental por seu afã ilusionista, para recuperar as
qualidades espirituais e mágicas que a pintura e as artes em geral haviam tido
na Antiguidade. A entrada é gratuita.

   

A mostra de Pablo Picasso levou multidões ao CCBB                  fotos divulgação

ARTE FREE EM SÃO PAULO

 E, por falar em entrada franca, a capital paulista abriga mais de cem museus espalhados em quatro regiões que, além dessas exposições temporárias renomadas, têm um rico acervo. E o que é melhor ainda: podem ser visitados sem desembolsar nenhum centavo. Anote na agenda e divirta-se! 


MUSEUS GRATUITOS DIARIAMENTE 



Museu Brasileiro de Escultura (Mube) – Localizado na avenida Europa, bairro nobre da cidade, oferece exposições, cursos, palestras, feiras de antiguidade e designer, filmes de arte e apresentações musicais, entre outras atividades. 

Museu Afro Brasil – Tem um acervo com mais de 5 mil obras e fica dentro do Ibirapuera. Ótimo programa para antes ou depois da caminhada no parque.

Casa das Rosas – Localizado na avenida Paulista, o casarão remanescente está sempre fervilhando com manifestações artísticas, saraus, recitais, exposições e cursos preparatórios. Além disso, tem um belo jardim com um café super charmoso.   

Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC) – Localizado na Cidade Universitária, reúne um dos mais importantes acervos de arte contemporânea. 



MUSEUS GRATUITOS EM ALGUNS DIAS DA SEMANA



                                                     foto SãoPaulo.sp.gov.br
Catavento Cultural e Educacional – Fica no centro da cidade, mais especificamente na praça Cívica Ulisses Guimarães, e é dividido em quadro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. A entrada é gratuita aos sábados. 
                                                 foto Tripadvisor/Divulgação


Museu de Arte Sacra – Na avenida Tiradentes, também no centro, expõe objetos religiosos de valor estético ou histórico. Gratuito aos sábados.








Museu da Imagem e do Som (MIS) – Além do rico acervo permanente, o museu, também na avenida Europa recebe exposições temporárias.  Gratuito às terças-feiras. 




Museu da Língua Portuguesa – Fica próximo à estação da Luz e conta a história da língua portuguesa de forma interativa. É um dos mais visitados de São Paulo e sempre tem exposições importantes. Gratuito aos sábados.  

                                 foto Ciete Silverio/São Paulo.sp.gov.br
Museu do Futebol – Localizado no bairro de Higienópolis, embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, conta a história do esporte preferido dos brasileiros. O museu é gratuito aos sábados. 

Pinacoteca do Estado de São Paulo – Fica próxima à estação da Luz e recebe exposições temporárias, além de manter um rico acervo permanente. Gratuita aos sábados. 

                                          foto Marcos Hirakawa/SP Turis
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) – No coração da Paulista, é um dos cartões postais da cidade. Oferece entrada gratuita às terças-feiras e quintas. a partir das 17h.

                                                                                       foto Divulgação
Museu de Arte Moderna (MAM) – Museu e centro cultural, é uma das mais importantes instituições do país. Localizado sob a marquise do Ibirapuera, recebe sempre exposições interessantes, promove cursos e exibe acervo permanente. Além disso, tem um restaurante todo envidraçado, com vista para o parque e cardápio delicioso. A entrada é gratuita aos domingos. 

                                                                                     foto al.sp.gov.br
Museu da Casa Brasileira – Localizado na avenida Faria Lima, é o único museu do país especializado em design e arquitetura, reunindo exposições dos quatro cantos do país. Além do belo acervo, tem o restaurante Santinho, comandado pela estrelada chef Morena Leite, que oferece sabores da culinária nacional, com toques de arte e requinte.Costuma ficar lotado. O museu tem entrada gratuita aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas.

                                  
Museu da Imigração do Estado de São Paulo – Preserva a memórias dos imigrantes que chegaram ao Brasil entre os séculos 19 e 20. Localizado na Móoca, tem entrada gratuita aos sábados.




 0S 10 MUSEUS MAIS VISITADOS EM 2014 

     Museu da Imagem e do Som – 603.197 visitantes



     Catavento –  509.177



     Pinacoteca Luz – 425.575



     Museu do Futebol – 419.363


     Museu da Língua Portuguesa – 386.789


     MASP – 288.883

     Museu Afro Brasil – 209.097

     Museu da Casa Brasileira – 150.472

     Casa das Rosas –  116.487

     Museu da Imigração – 94.781




Fonte: SP Turis