O Brasil está em chamas: nas últimas 24 horas foram registrados mais de 5 mil focos de incêndio, comprometendo a qualidade do ar de boa parte do território nacional e destruindo a natureza. E o que é ainda mais grave: o país concentra 76% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul. E por aqui ninguém deemonstra qualquer sinal de que sabe o que fazer!
Sim, a seca está castigando a nação: a grande incidência dos incêndios florestais, altas temperaturas e baixa umidade afetam a saúde da população. São Paulo, por exemplo, registrou 76 mortes por síndrome respiratória. Sem falar na destruição dos biomas e da natureza.
Além do fogo na Amazônia, duas outras importantes unidades de conservação também são dizimadas pelo fogo: Mato Grosso lidera o número de focos. Em Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve 10 mil hectares de área atingidos por incêndios.
No final de agosto, várias cidades do estado de São Paulo também registraram dezenas de incêndios, especialmente em áreas produtivas do plantio de cana de açúcar. O prejuízo aos produtores rurais foi alto. Vídeos que circulavam nas redes sociais mostravam pessoas incendiando as áreas. Três pessoas foram presas com materiais inflamáveis acusadas de estarem ateado fogo. Uma delas disse estar a mando da facção criminosa PCC.
Ninguém parecia estar muito preocupado. Agora, a situação explodiu, porque a fumaça encombre as paisagens, está difícil até de respirar e as consequências estão em toda parte. Os sinais da cruel estiagem até caem do céu por meio de uma chuva escura, provocada pela fuligem, que deve atingir vários estados do país, entre eles Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Cenário desolador!
PROVÁVEIS CAUSAS
Mas, afinal, o que está acontecendo no país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza? Por que o governo não tem um plano de emergência para tentar ao menos dizer que está combatendo o fogo? Por que ninguém faz absolutamente nada?
Onde estão os aclamados artistas, ONGs e personalidades internacionais que defendiam a Amazônia? O país está ardendo e todos sumiram. A hipocrisia climática também é cruel!
Segundo o Estadão, o país enfrenta a pior seca das últimas sete décadas. E o atual governo foi alertado antecipadamente sobre a seca e os riscos de incêndios florestais. Tomou alguma medida? Não!
Para a geógrafa Ane Alencar, especialista em fogo e diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o crescimento dos incêndios em grande parte do país é consequência da situação climática crítica. Porém, tem mais.
Ela observa que, além do tempo extremamente seco típico de agosto e setembro, as ações criminosas com fogo em vários biomas brasileiros ajudam a agravar os incêndios.
“A gente espera maior engajamento da população e que ela use o fogo com mais responsabilidade e que, se puder, não o use nesse período. E espera muito das autoridades, porque ainda tem muita gente usando o fogo de forma criminosa no Brasil”.