OLIMPÍADAS NÃO EMPOLGAM E CLIMA É DE DESINTERESSE EM BARES E RESTAURANTES DE SÃO PAULO

Polarização política, conflitos internacionais e a crise na economia desanimam os brasileiros, diz a Federação dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado!

O que está acontecendo com as Olimpíadas 2024? Embora muitos atletas brasileiros estejam fazendo bonito nos jogos de Paris com a conquista de medalhas até inéditas, como é o caso das meninas da ginástica artística, não há muita empolgação de torcedores aqui no Brasil. São Paulo, por exemplo, registra uma baixa adesão de clientes aos bares e restaurantes, que se prepararam para receber os torcedores. Mas, tudo está bem devagar e o clima é de desinteresse geral.

Quem diz isso é a própria Federação dos Hotéis. Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp). Mesmo com poucas expectativas de aumento no faturamento, os principais estabelecimentos gastronômicos das cidades paulistas instalaram mais aparelhos de TV para a transmissão em tempo real dos jogos.

Outra estratégia foi criar menus alusivos aos países que participam dos jogos olímpicos, especialmente os pratos que remetem à França, país sede das competições. Mas, nada disso está surtindo muito efeito. E não existe grande empolgação, tanto do setor quanto dos próprios clientes.

Os bares se prepararam, mas os torcedores não estão aparecendo / Fotos Divulgação
“A polarização política e os conflitos internacionais em escalada, além da crise na economia no Brasil, podem ser algumas explicações para esse clima abaixo da expectativa. Há uma espécie de desânimo”, afirma Edson Pinto, diretor-executivo da Federação.

Dessa forma, ele acrescenta que não há como projetar expectativa de aumento da receita nos estabelecimentos em razão das Olimpíadas, que começaram dia 26/7 e terminam em 11/8.

Para ele, o atual momento econômico do Brasil contribui para a falta de empolgação da sociedade como um todo. Cita como exemplo o fim da expectativa de queda dos juros, que freia o consumo, e a tendência de alta de inflação ao longo do ano. De julho de 2023 a junho de 024, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado foi de 4,23%.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp