O presidente Donald Trump usou o Twitter na noite deste sábado (4) para mandar um recado ao Irã: se houver qualquer ato de vingança contra os EUA, 52 alvos iranianos serão atingidos duramente.
Em uma sequência de tweets, Trump não economizou nas palavras:
“Ousadamente, o Irã está falando ter como alvos certos ativos dos EUA, como vingança, por livrarmos o mundo de seu líder terrorista, que acabara de matar um americano e ferir gravemente muitos outros…”
E prosseguiu Trump:
“…Sem mencionar que ele matou ao longo de sua vida, incluindo recentemente centenas de manifestantes iranianos. Ele estava pronto para atacar nossa embaixada e preparando novos ataques em outros lugares…”
No terceiro tweet, o presidente americano foi ainda mais enfático:
“O Irã não passa por problemas há muitos anos. Que sirva como aviso: se atingir americanos ou ativos americanos, nós temos 52 locais iranianos (representando 52 reféns americanos tomados como refém pelo Irã há muito tempo), alguns muito importantes para o país e sua cultura, que serão atingidos rápido e duramente. Os EUA não querem mais ameaças.”
CLIMA TENSO
Desde o ataque dos EUA nas proximidades do aeroporto internacional de Bagdá, que matou o general Qassim Suleimani, o clima é de expectativa em relação aos desdobramentos.
Suleimani era o chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds, a polícia de elite do Irã. O aitolá iraniano, líder máximo, decretou luto de três dias no país, e prometeu vingança.
Os EUA já mandou 3 mil soldados para o Oriente Médio!