Levantamento global da plataforma Booking.com mostra que 58% dos turistas do Brasil querem fazer viagens domésticas ao longo deste ano.
Entre os motivos que levam os viajantes a escolherem o próprio país como destino, destacam-se a facilidade de organização (52%), o custo mais acessível (45%) e o reconhecimento de que o Brasil tem muito a oferecer (45%). Além disso, 35% citam a conveniência de viagens mais curtas e com deslocamentos reduzidois, e outros 32% dizem se sentir mais seguros ao viajar dentro do país.
As prioridades para decidir a viagem incluem segurança (80%), bom clima (72%), custo-benefício (76%), paisagens naturais (71%) e gastronomia local (69%). Também aparecem como fatores relevantes a simpatia das pessoas locais (63%), as praias (72%) e as opções para toda a família (71%).
Sobre os destinos, destacam-se os de praias e de natureza. As viagens ao litoral lideram com 64% das intenções, seguidas por viagens urbanas (49%). Já os roteiros em meio à natureza representam 40% dos desejos de viagens e visitas a familiares ou amigos (41%).
VIAGENS CURTAS EM ALTA
Entre os brasileiros, 62% pretendem fazer viagens curtas dentro do país (de uma a quatro noites) e 50% planejam roteiros de uma semana. Para esses viajantes, a família é a melhor companhia: 55% devem viajar coim cônjugue e filhos e outros 30% com avós, tios e primos.
EM BUSCA DO NOVO
Aconteça o que acontecer no país, a paixão dos brasileiros por viagens parece inabalável: 86% se dizem animados para viajar em 2025 e 87% afirmam que prefeririam ganhar uma viagem de presente.
Outro dado interessante é que metade dos viajantes do país (50%) prefere evitar destinos que se tornaram populares demais, reforçando uma tendência de buscar experiências mais autênticas e menos saturadas.