A Pfizer e a parceira BioNTech assinaram um acordo de US$ 3,2 bilhões com o governo dos Estados Unidos para a venda 105 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19, que pode ser entregue ainda durante o verão no Hemisfério Norte.
O acordo inclui o fornecimento de uma vacina adaptada à variante Omicron. Os fabricantes de medicamentos vêm desenvolvendo vacinas para atacar essa variante, que se tornou dominante no último inverno.
O governo dos EUA também tem a opção de comprar até 195 milhões de doses adicionais, elevando o número total de doses potenciais para 300 milhões, disseram as empresas.
A Pfizer previu faturar US$ 32 bilhões em 2022 com a venda das vacinas.
MAIS CASOS NO MUNDO
Embora boa parte da população global esteja vacinada, o número de novos casos de coronavírus aumentou 18% na semana passada. Segundo a OMS, foram relatados 4,1 milhões de infecções.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que os casos estão aumentando em 110 países, impulsionados pelas variantes Omicron BA.4 e BA.5. Cerca de 8,5 mil pessoas morreram vítimas da doença.
Dados da OMS mostram ainda que o maior aumento semanal de novos casos foram registrados no Oriente Médio (47%). Já na Europa e no Sudeste Asiático as infecções cresceram 32%, enquanto nas Américas, cerca de 14%.