PLANETA AQUECIDO: BLOCO GIGANTE DE GELO SE DESPRENDE DO ÁRTICO!

 Um bloco de  113 k² de gelo – maior do que a cidade de Paris – se separou da maior plataforma do Ártico. Segundo os cientistas, a causa são as temperaturas mais altas na Groenlândia


 Embora seja normal que pedaços de gelo se soltem de uma geleira – um processo denominado parto – eles geralmente não são tão grandes.


 Números do Serviço Geológico da Dinamarca  Groenlândi (GEUS) mostram que desde 1999 a geleira perdeu 160 k² de gelo, área duas vezes maior que Manhattan, revela a agência AFP. E o processo está acelerando nos últimos dois anos. 

“Se tivermos verões mais quentes como observamos nos últimos dois anos, isso estará contribuindo mais para o aumento acelerado do nível do mar global”, diz Jason Box, professor de glaciologia do GEUS.



O derretimento do manto de gelo da Groenlândia contribuiu para um aumento do nível do mar de 1,1 centímetros entre 1992 e 2018, mostra estudo publicado na revista científica Nature em dezembro.


Um estudo mais recente da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, previu que o derretimento do gelo na Groenlândia poderia aumentar o nível do mar em 10 a 12 centímetros até 2100.

As temperaturas médias na região subiram cerca de três graus Celsius desde 1980 e devem atingir níveis recordes em 2020.



Para Jenny Turton, pesquisadora da Friedrich-Alexander Universitat Erlangen-Nurnberg da Alemanha, as ondas de calor nos últimos anos aceleraram o derretimento.