O ex-secretário de Estado Mike Pompeo disse (15) que o presidente Joe Biden “falhou totalmente em proteger o povo americano” na retirada das tropas dos EUA no Afeganistão.
Segundo a imprensa internacional, o presidente afegão Ashraf Ghani deixou o país neste domingo (15), quando o Talebã pediu a retirada do governo. Diplomatas e civis estão em fuga!
Em uma entrevista à Fox News Sunday, Pompeo criticou o escopo e o momento da retirada que desencadeou uma varredura do Taleban no país conturbado e que havia marcado as vitórias da administração de Trump no Oriente Médio.
“Protegemos a América do risco do Irã”, disse ele. “Herdamos um negócio horrível na Síria, onde o ISIS controlava imóveis do tamanho da Grã-Bretanha. Nós os esmagamos. Cada presidente enfrenta desafios. O presidente [Biden] falhou totalmente em proteger o povo americano neste desafio.”
E acrescentou:
“Tínhamos um presidente no Afeganistão que não estava preparado para fazer a coisa certa por sua própria segurança nacional, por seu próprio país”.
Pompeo afirmou ainda que a administração Biden “falhou na execução de seu próprio plano”.
Os americanos que ainda estão no país foram aconselhados a se abrigar na Embaixada dos EUA em Cabul, visto que o aeroporto estava em chamas.
“Espero que possamos tirar essas pessoas. Espero que tragam o poder aéreo. Eles deveriam esmagar os talibãs que cercam Cabul”, disse Pompeo.
O ministro do Interior do Afeganistão, Abdul Sattar Mirzakwal, declarou em um vídeo neste domingo que “não haverá ataques e será feita uma transferência pacífica de governo.”
O grupo extremista foi derrubado do poder em 2001 pela invasão dos Estados Unidos. Mas, em apenas duas semanas ganhou território e vem avançando desde que o governo Biden retirou a maior parte de suas tropas no país.