O universo da gastronomia viveu uma noite poderosa na segunda-feira, 12 de maio: novos restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro foram incluídos no Guia Michelin, que está comemorando 125 anos. O cenário da festa foi o hotel Rosewood São Paulo.
A edição 2025 recomenda 149 restaurantes, dos quais 18 estão estreando na publicação. Cinco estabelecimetos renovaram suas duas estrelas Michelin, quatro restaurantes conquistaram uma estrela e cinco entraram para o Bib Gourmand por sua relação qualidade/preço. Outros 12 novos recomendados entraram na seleção e três, reconhecidos com a Estrela Verde, mantiveram sua posição. Nenhum levou as três estrelas, premiação máxima da publicação.
CINCO RESTAURANTES COM DUAS ESTRELAS
Classificados como uma cozinha excepcional, permanecem o D.O.M (do chef Alex Atala), Evvai e Tuju, em São Paulo; e o Lasai e Oro, no Rio de Janeiro. Esse seleto grupo tem, segundo o guia, as referências culinárias mais atrativas do país.
PRIMEIRA ESTRELA
Se a primeira estrela ninguém nunca esquece, quatro restaurantes (dois no Rio e outros dois em São Paulo) ganharam a sua. Hoje, 20 estabelecimentos no Brasil já entraram para a constelação Michelin nesta categoria. São eles:


KANOE (São Paulo) – Neste japonês, nos Jardins, o chef Tadashi Shiraishi atua como mestre de cerimônias e explica cada um dos pratos do seu menu Omakase. O seu interior, bem cuidado e minimalista, é caracterizado por um grande balcão para nove pessoas.
RYO GASTRONOMIA (São Paulo) – Este japonês igualmente muito bem classificado, no Itaim Bibi, passou por uma grande reforma. Ali, o chef Edson Yamashita entrega um menu Omakase, repleto de delicadeza e sabor e cortes de incrível precisão.
CASA 201 (Rio de Janeiro) – Localizado no Jardim Botânico, o seu conceito é deixá-lo se sentir em casa (daí, o nome). O chef carioca João Paulo Frankenfeld, que já comandou a cozinha no Le Cordon Bleu, na França, decidiu abrir o seu próprio negócio. Ele apresenta sua gastronomia por meio de um menu degustação, onde mixa produtos sazonais brasileiros e toques franceses.
OSEILLE (Rio de Janeiro) – Thomas Troisgros é o mais novo elo de uma renomada estirpe de cozinheiros de origem francesa. Com um nome que faz alusão a um famoso prato do seu avô, o grande chef Pierre Troisgros, criou acima do seu restaurante Toto — também no Guia MICHELIN — um espaço minimalista, com capacidade para 16 pessoas e uma cozinha no centro, onde todos os detalhes do seu menu degustação podem ser acompanhados.
ESTRELAS VERDES
Estão na capital paulista os três restaurantes com essa distinção. São eles: A Casa do Porco, Corrutela e Tuju. Eles se diferenciam como a principal referência brasileira em boas práticas sustentáveis. Do ponto de vista gastronômico, esse compromisso com o planeta também se manifesta na utilização crescente e consciente dos recursos da própria despensa local brasileira.
BIB GOURMAND
Os fiéis seguidores do Michelin mundo afora costumam acompanhar com muito interesse os restaurantes reconhecidos com esta distinção. Desde 1997 são premiados aqueles que têm a melhor relação qualidade/preço.

Os cinco novos classificados estão em São Paulo. São eles: A Casa do Porco, Cepa, Clandestina, Jacó e Manioca da Mata. No total, hoje são 40 restaurantes com essa classificação, sete no Rio de Janeiro e 33 na capital paulista.
NOVOS RECOMENDADOS
Doze novos restaurantes entraram para a categoria de Recomendados, que reúnem propostas gastronômicas diversificadas, incluindo os que destacam os sabores da tradicional culinária brasileira
Entre eles, há propostas envolvendo diversos conceitos gastronômicos. Em São Paulo, foram classificados os restaurantes Cala del Tanit, Giulietta Carni, Goya Zushi, Le Jardin, Marena Cucina, Sal Gastronomia, Shin Zushi e Trattorita Evvai. Enquanto no Rio, os recomendados são Babbo Osteria, OCYÁ Ilha, Quinta da Henriqueta e Rufino Parrilla.

Com essas 12 novidades, o total de restaurantes Recomendados chega a 84, sendo 30 no Rio de Janeiro e 54 em São Paulo.
Para quem ama gastronomia, todas as recomendações podem ser encontradas no site e no aplicativo do Guia Michelin, que também traz hotéis para se hospedar no Brasil e no mundo.