A intensa onda de calor que atinge o Brasil deve continuar até 21 de fevereiro, com temperaturas batendo recordes em várias regiões do país, diz a meteorologia. Segundo o instituto Climatempo, o calor intenso atinge o Sudeste, o Nordeste, o Centro-Oeste e parte do Sul. Há também previsões de chuvas.
Uma projeção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) aponta que a sensação térmica pode chegar a 70ºC em algumas localidades. Mas, afinal, o que é a tal da sensação térmica que tanto falam?
Ela está relacionada ao índice de calor, que considera o efeito da umidade do ar sobre a temperatura. Quanto maior a umidade e a temperatura, maior a sensação térmica, pois com o ar saturado de água é mais difícil o efeito da sudação, responsável por “esfriar” o nosso corpo, explicam especialistas.
O Instituto Nacional de Meterologia (InMet), prevê novos temporais no Sul do Brasil nesta quinta-feira (13), especialmente à tarde e à noite. A chuva e a aproximação de uma frente fria na costa da região Sul vão facilitar a formação de nuvens carregadas no Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo.
As pancadas de chuva com raios poderão ser fortes à tarde e à noite, segundo o Climatempo. Assim como já está ocorrendo no Norte do país. Porém as temperaturas máximas seguem altas por todo o país, com risco de alagamentos em alguns estados.
Como sobreviver à onda?
A Defesa Civil de São Paulo traz algumas dicas importantes para estes dias de calor intenso:
Evite a exposição ao sol durante os horários mais quentes
É recomendável não praticar atividades físicas ao ar livre
Beba água a cada duas horas para manter a hidratação
A alimentação deve ser mais leve e equilibrada
Tome banhos bem mais frios
Não deixe crianças ou idosos em veículos estacionados
Deixe as janelas de casa fechadas durante o dia para manter o ambiente mais fresco
Use roupas leves e mais soltinhas, de preferência em tons mais claros