Um teleférico despencou do topo de uma montanha em uma área turística no norte da Itália, matando pelo menos 14 pessoas neste domingo (23).
Os passageiros estavam sendo transportados para o o alto da linha Stresa-Mottarone, um lugar belíssimo na região de Piemonte, nos Alpes ocidentais.
Acredita-se que 13 pessoas morreram instantaneamente, enquanto duas crianças, de cinco e nove anos, foram transportadas de avião para um hospital em Turim.
Uma delas morreu e a outra continua em estado grave, com várias fraturas, segundo o hospital.
Autoridades locais disseram que o acidente próximo ao cume teria sido causado pela quebra de um dos cabos, que fez o carro derrapar até bater em um poste, caindo no chão.
O serviço de resgate alpino italiano disse que a linha de cabo foi reformada em 2016 e só reabriu no mês passado. Os teleféricos de esqui ficaram fechados em todo o país por conta da pandemia de coronavírus.
Imagens mostram o carro danificado em uma clareira em uma área de floresta de pinheiros perto do cume do pico de Mottarone com vista para o lago Maggiore, ponto turístico popular.
Como o dia amanheceu ensolarado, muitas famílias foram até lá para aproveitar o domingo no topo do monte Mottarone, com vistas panorâmicas incríveis.
Do seu cume, a 15 minutos a pé da estação do teleférico, podem ser vistos sete lagos, incluindo o Maggiore, o segundo maior da Itália.
Este foi um dos acidentes mais graves com teleféricos na Itália desde 1988, quando um jato militar, voando baixo, cortou o cabo de um teleférico em Cavalese, nas Dolomitas, matando 20 pessoas.