RIO GRANDE DO SUL TEM PERDA DE RS$ 118 MILHÕES NO TURISMO

As enchentes de maio causaram queda de 16,6% no faturamento e a principal causa foi o fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Nunca o Rio Grande do Sul precisou tanto da ajuda dos viajantes brasileiros para se recuperar. Dois meses após as enchentes históricas, os danos sociais e econômicos persistem. O faturamento do turismo no estado gaúcho sofreu uma queda significativa de 16,6% em maio em relação ao mesmo período de 2023. Essa redução representa uma perda de mais de R$ 118 milhões, segundo dados do Conselho de Turismo da FecormecioSP.

Na avaliação da FecormercioSP, a principal causa da queda drástica no faturamento foi o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em razão da total falta de condições de operação. O aeroporto foi submerso pelas águas.

À época, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) registrou queda de 3% no número de passageiros durante o mês, o que impactou a demanda turística. Como o Salgado Filho continua fechado, com voos sendo operados em número reduzido pela base aérea de Canoas, a estimativa da entidade é que os próximos meses ainda devam apresentar resultados negativos.

SUBINDO A SERRA GAÚCHA

Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha / Divulgação

Com a recuperação de boa parte da malha viária do estado, chegou a hora de o turismo doméstico ajudar na recuperação econômica. E nada melhor do que o inverno para movimentar as cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, todas elas com ampla infraestrutura hoteleira, baixas temperaturas, boa gastronomia e alguns dos melhores vinhos produzidos no Brasil.

Gramado tem atrações para toda a família, como os seus parques temáticos, deliciosa gastronomia e chocolates deliciosos. Canela, ao lado, oferece paisagens belíssimas e muitos passeios ao ar livre. Ali o Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences está fazendo a campanha O Rio Grande é Lindo para incentivar o turismo na região.

E, finalmente, temos Bento Gonçalves, porta de entrada para o charmoso Vale dos Vinhedos, onde estão algumas das melhores vinícolas do país. O vale é um destino para experiências incríveis de enoturismo, como degustações, passeios nos vinhedos e almoços nos parreirais. Sem falar na farta gastronomia, inspirada na culinária italiana. Todas as cidades já estão prontas receber os turistas. Hora de subir a serra!


GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp