ROTEIRO DE LUXO PELA AMAZÔNIA: UM LADO DA FLORESTA QUE POUCOS CONHECEM!

   Quer fazer um roteiro exótico e, ao mesmo tempo, cheio de história pelo Brasil? Encontrei um que achei incrível e que explora uma das regiões mais belas do planeta: a tão cobiçada Amazônia

  O Belle Amazon, embarcação com oito cabines e capacidade de até 16 hóspedes, fará em agosto um percurso para revisitar a fase áurea do ciclo da borracha.

  É que há quase cem anos, o industrial norte-americano Henry Ford criou um inusitado empreendimento para fornecer látex à ascendente indústria automotiva mundial: a Fordlândia. 

  Ou seja: uma réplica tropical de um vilarejo inspirado nas pequenas cidades dos Estados Unidos, bem no meio da selva amazônica.

  Ali, ele idealizava construir uma outra América. Assim, desenvolveu infraestrutura com luz elétrica, praças, cinemas, piscinas, campos de golfe e casas padronizadas.

 

Belterra e sua importância no ciclo da borracha


Mas, o ambicioso projeto de Ford naufragou: o solo pedregoso de Fordlândia não ajudou no cultivo das seringueiras e, em 1934, a cidade de Belterra virou o segundo polo agroindustrial da borracha.


BANHO DE NATUREZA

  Assim, esse roteiro percorrerá por cinco noites, entre 20 e 25 de agosto de 2023, Alter do Chão (Pará), Fordlândia, a Floresta Nacional de Tapajós e a comunidade Jamaraquá, em Belterra

  É uma viagem fluvial de paisagens exuberantes, que misturam o verde da floresta e praias de areia branquinha banhadas pelas águas azuis do rio Tapajós, que até parece o mar de tão extenso. 


  O programa inclui mergulhos nas praias de rio, almoços e jantares com a rica culinária do Pará e o belo pôr do sol na floresta, com aperitivos e drinks de frutas locais.


  Há também trilhas pela mata, flutuação nos igarapés cristalios, passeios noturnos em canoas e visitas às comunidades ribeirinhas, como a do Manguari e a Jamaraquá. Aliás, uma oportunidade de conhecer o artesanato em palha de tucumã, presente em cestos e bolsas, entre outras criações.

  Em Fordlândia, o anfitrião, engenheiro florestal e historiador Joaquim Cristovam Sena guiar os visitantes pela vila, que está em ruínas, mas preserva o casario e o maquinário usado no processo artesanal da extração do látex para a produção de pneus.

SERVIÇO 

Uma das cabines do Belle Amazon

  O programa de seis dias e cinco noites é operado pela Kayara Amazônia, especializada em navegação pelo Tapajós e afluentes. Os preços são a partir de R$ 9.990 por adulto (cabine dupla) e de R$ 4.950 por criança até 11 anos. Estão inclusos passeios e atividades, bebidas e seguro viagem.