A Sala São Paulo, na praça Júlio Prestes, foi palco neste domingo de Páscoa, 21, de uma comemoração especial: a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) fez um concerto em homenagem ao aniversário do ex-governador Mario Covas, que se estivesse vivo iria completar 89 anos.
Na plateia, estavam o governador João Doria, o prefeito de São Paulo, Mário Covas Neto e família, Mário Covas Filho (que está a cara do pai), Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, além de funcionários que hoje trabalham na reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e servidores da gestão Mário Covas.
Engenheiro e político, Covas foi o idealizador deste projeto que fez cultura paulistana subir de patamar nos anos 1990. Foi por sua iniciativa que surgiu o espaço de acústica impecável, hoje classificado entre os dez melhores do mundo.
Assim, em 21 de abril de 1999, a primeira sala de concertos de São Paulo recebeu os trabalhadores que a construíram e seus familiares. Um grande presente de aniversário para o então governador e para São Paulo.
Nesta noite de tantas homenagens, o concerto foi regido pelo mesmo maestro, Wagner Polistchuck, que há 20 anos emocionou a primeira plateia da sala.
O concerto teve ainda o melhor da música clássica brasileira, abrindo com Guarany, de Carlos Gomes, na sequência as Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos, e fechando com Bolero de Ravel, a obra preferida de Mário Covas, que durou 16 minutos.
Perla Nahum e Simone Galib |
Final apoteótico: os convidados aplaudiram de pé, inclusive este blog!
#osesp, #salasaopaulo