SÃO JOÃO: NORDESTE VIRA O ARRAIAL MAIS ANIMADO DO BRASIL!

Acende a fogueira: vários estados celebram até o final do mês as festas juninas, com cardápio eclético de shows, quadrilhas, comidas típicas e muita alegria!

Por SIMONE GALIB

Visitar o Nordeste é muito bom em qualquer época do ano, mas em junho a região ganha centenas de bandeirinhas, um colorido especial e fica ainda com mais cara de Brasil. Tudo por conta das festas juninas, que atraem milhares de turistas, movimentam a economia local e, com suas danças e comidas típicas, levam alegria por onde passam. São vários os estados que entram no clima de arraial. Vamos falar aqui um pouco de cada um.

CAMPINA GRANDE, PARAÍBA

A cidade, a 130 km de João Pessoa, se orgulha de ter o que ela chama de “maior São João do Mundo”. São 33 dias de festas: o mega arraial, que começou em 29 de maio, vai até 30 de junho. E neste 2024 vem com um sabor especial: coincide com o aniversário de 160 anos da cidade. O epicentro da festa é o Parque do Povo, uma área de 40 mil m², com seis palcos. Eles receberão durante os 33 dias de evento, shows do DJ Alok, Zezé Di Camargo e Luciano, Elba Ramalho e Alceu Valença, entre outros nomes da MPB. Em 203, passaram pela cidade 2,5 milhões de pessoas, que injetaram R$ 500 milhões na economia local. A cidade tem seu próprio aeroporto, recebendo voos diretos de Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza.

CARUARU, PERNAMBUCO

A cidade, no Agreste pernambucano e considerada a capital do forró, também diz que o seu São João é o maior do mundo. De fato, está gigante: a versão 2024 vem com 72 dias de festa – o arraial começou em 19 de abril e vai até 29 de junho, dia de São Pedro. O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é o principal da festa, que este ano tem até atração internacional: o grupo italiano Double You, que fez sucesso anos 1990, se apresenta nesta quarta-feira, 12 de junho, dia dos namorados, ao lado de Roupa Nova, Calcinha Preta e Amado Batista. Aliás, estilos musicais diversos se alternam por lá: desde o forró clássico, passando pelo samba, pelo brega e música eletrônica. Há também pluralidade religiosa, que incluem atrações católicas, evsngélicas e de religiões africanas. Caruaru fica a 135 km de Recife, cerca de uma hora e meia de carro.

RECIFE

Para quem vai a Pernambuco, há uma vantagem: a festa também pode ser curtida na capital, que tem muitos eventos durante todo o mês de junho. O Centro Histórico fica bem colorido e animado, com apresentação de quadrilhas, grupos de sanfoneiros e muito forró. Sim, Recife tem um São João vibrante!

SALVADOR, BAHIA

A Bahia também entra no clima das festas juninas fazendo o que ela mais gosta: muita festa ao longo de todo o mês de junho. E lá são dois os endereços: o Parque das Exposições, que este ano terá 12 noites de shows, e no Pelourinho, centro histórico, com 25 dias de música gratuita e muita gastronomia, com a participação de vários restaurantes. O Pelô fica lotado de baianos e turistas, além de muito colorido pelas bandeirinhas. É bonito de ver!

MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE

Uma das festas juninas mais concorridas do Nordeste é realizada todos os anos na cidade de Mossoró, a 279 km de Natal (cerca de quatro horas e meia de carro). O palco dos festejos é o Corredor Cultural da Cidade, onde acontecem os shows, que este ano terão Gustavo Lima, Wesley Safadão, Alok, Luan Santana e Bell Marques, entre outras atrações. Além disso, a cidade também faz um testro ao ar livre, chamado Chuva de Bala no País de Mossoró, que envolve uma luta contra o bando de Lampião. Além disso, há exibição de quadrilhas e uma tonelada de comidas típicas. A fstança segue até o dia 29 de junho.

E viva São João!

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp