Gosta de um bom bacalhau? Então, você pode escolher entre os 30 restaurantes que estão oferecendo menus das mais variadas culinárias com o legítimo Gadus morhua durante o Festival Bacalhau da Noruega, em São Paulo. O evento vai até 29 de setembro.
O cardápio dos restaurantes participantes é bem eclético: você pode saborear um lombo de bacalhau acompanhado de tempurá de legumes, inspirado no Japão, ou se deliciar com a tradicional receita cremosa francesa com bacalhau, batata e azeite. Há ainda massas italianas, especialidades portuguesas e até uma empanada de bacalhau representando a Argentina.
Muitos restaurantes renomados de São Paulo estão participando do festival, entre eles Aguzzo, Bar da Dona Onça, Café Journal, Cantaloup, Capim Santo e Esther Rooftop, entre outros. Para conferir a lista completa, acesse https://bacalhaudanoruega.com.br
A culinária brasileira também marca presença. Chefs premiadas, como Janaína Torres e Morena Leite apostam nos ingredientes tipicamente brasileiros, como pupunha, castanha-do-pará e mandioquinha – para dar um toque tropical ao pescado das águas geladas da Noruega.
“O festival, unindo tantos restaurantes de culinárias tão variadas, dá uma amostra da imensa versatilidade do Bacalhau da Noruega. É um ingrediente que se adapta a qualquer gastronomia do mundo. Basta usá-lo com criatividade, sem se prender a fórmulas e repetições”, diz Randi Bolstad, diretora do Conselho Norueguês de Pesca no Brasil.
Ele é um peixe de carne branca e magra, bem saudável, características que se desenvolvem graças ao ecossistema de águas geladas da costa norueguesa. Sua pesca é totalmente sustentável. E o selo Seafood from Norway, presente em caixas e embalagens, indica a procedência do legítimo Bacalhau da Noruega e dos peixes salgados e secos Saithe, Ling e Zarbo.