Seis pizzarias paulistanas estão entre as 50 melhores do mundo. A premiação do 50 Top Pizza World ocorreu nesta segunda-feira (8), no Teastro Mercadante di Napoli, em Nápoles, na Itália.
Não é por acaso essa grande presença, afinal São Paulo é a segunda cidade do mundo onde mais se consome pizza, atrás apenas de Nova York, nos Estados Unidos. São cerca de 500 mil pizzas por dia, a metade do que é produzido no país inteiro, segudo Associação de Pizzas Unidas no Brasil.
O grande destaque do prêmio anual foi a paulistana Leggera Pizzeria Napolitana, que conquistou a 3ª posição. Comandada por André Guidon, a pizzaria tem duas unidades na capital paulista: uma nos Jardins e outra em Perdizes. Seu forte são as redondas napolitanas, feitas em forno a lenha e com massa de fermentação natural.
A Pizza da Mooca ocupou o 36º lugar, a melhor posição da pizzaria desde que estreou no ranking em 2022. A casa tem unidades na Mooca, em Pinheiros e na Vila Mariana.
“É uma alegria enorme estar, pela quarta vez seguida, entre as melhores pizzarias do mundo. Quando começamos em 2011, só a gente fazia pizza napolitana por aqui. Hoje é muito legal ver como esse mercado cresceu e continua crescendo, e saber que de alguma forma também fazemos parte dessa história”, disse Fellipe Zanuto, um dos precursores da pizza napolitana no Brasil e chef da pizzaria.
Outras pizzarias premiadas foram a Veridiana, que em 2024 foi eleita a 12ª melhor pizzaria da América Latina pelo 50 Top Pizza e tem três casas na cidade (Jardins, Higienópolis e Perdizes) , e a QT Pizza Bar, em Cerqueira Cézar, é outra casa que também está sempre fazendo bonito nos rankings mundiais. Aliás, o brasileiro Matheus Ramos, da QT, foi eleito pela Itália o melhor pizzaiolo do mundo de 2024.