O sonho lúdico de virar uma sereia já é realidade nos mares da Flórida, onde pessoas reais são recriadas em esculturas sustentáveis e lançadas ao fundo do mar.
Batizado de 1000 Mermaids Artificial Reef, o projeto constrói sereias de calcário com cimento sustentável, que são “plantadas” debaixo d´água em módulos adequados e que ajudam a reabastecer os recifes locais.
Assim, já está nascendo o jardim das esculturas em West Palm
Beach, perto da ilha Peanut, que deverá ter 50 sereias.
FOTOS DIVULGAÇÃO |
Além de contribuir para a saúde dos oceanos, as sereias são uma instalação de arte pública e destino para mergulhadores.
A ideia surgiu casualmente, quando os artistas do sul da Flórida Ernest Vasquez e Sierra Rasberry, acostumados a criar esculturas corporais para casas e iates, tiveram de se desfazer de uma delas.
É que um dos clientes se divorciou e, como perdeu o iate no processo, não quis mais saber da escultura da ex-mulher de sereia. E sugeriu, brincando, que eles a jogassem ao mar. Resolveram seguir seu conselho.
A partir daí uniram forças com Chris O´Hare, da Reef Cells, escultor e arquiteto paisagista que constrói recifes há 30 anos.
Hoje, ele lidera o projeto que quer plantar 1000 sereias, levando seu jardim para paraísos tropicais como as Ilhas Virgens,
Bahamas e México!