SOCORRO A JATO: EMIRATES ESTREIA ESTAÇÃO DE TELEMEDICINA A BORDO!

Equipamentos de última geração oferecem videochamada em alta definição, eletrocardiograma e avaliação remota de passageiros para atendimento médico rápido e eficaz!

A Emirates terá mais um serviço diferenciado em suas aeronaves: a companhia aérea dos Emirados Árabes vai instalar equipamentos de última geração para oferecer aos passageiros atendimento médico rápido e de alta qualidade a bordo.

A “estação de telemedicina” tem recursos avançados, como videochamada em alta definição, avaliação remota de passageiros, transmissão segura de dados e eletrocardiograma de 12 derivações da Telecardia, permitindo que a tripulação da cabine, altamente treinada, salve vidas em situações de emergência.

Os equipamentos, resultantes de uma parceria com a Parsys Telemedicine, exigirão investimento estimado em US$ 2,4 milhões por parte da companhia aérea e estarão disponíveis em 300 aviões nos próximos anos.

O novo sistema, classificado como o melhor da categoria, inclui o Parsys Telemedicine Kit e o Parsys Cloud. O kit é uma estação de telemedicina integrada e portátil, desenvolvida para que a tripulação de cabine colete informações importantes e os sinais vitais do passageiro, que podem ser transmitidos para o suporte médico em terra da Emirates.

Esse suporte em terra é formado por uma equipe de profissionais médicos que ficam na sede do Grupo Emirates, em Dubai, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O kit inclui vários dispositivos médicos, como oxímetro de pulso, termômetro, medidor de pressão arterial, glicosímetro e eletrocardiograma (ECG).

Os clientes da Emirates que precisarem de ajuda médica durante os voos agora podem ter seus sinais vitais e medições enviados automaticamente para o dispositivo Medcapture© (um tablet) via Bluetooth. Assim, a tripulação de cabine não precisa fazer anotações e transmitir informações manualmente.

O tablet também permite comunicação em tempo real da tripulação de cabine com a equipe de suporte médico em terra, garantindo acesso imediato a recomendações médicas especializadas durante os voos e avaliação em tempo real. Em alguns casos, os médicos podem inclusive avaliar visualmente ferimentos ou demais problemas remotamente, se necessário.

VIDAS SALVAS

Esses kits já estão estão disponíveis em várias aeronaves e foram fundamentais em diversos casos médicos de sucesso. Em um voo recente para Lyon, na França, uma passageira idosa passou por uma emergência médica com um problema em seu sistema cardiovascular, que provocou a queda significativa de seus níveis de oxigênio e outros sinais vitais. A tripulação forneceu oxigênio rapidamente e usou o dispositivo Parsys MedCapture© para compartilhar seus sinais vitais com a equipe de suporte médico em terra.

Para usar o equipamento, a tripulação de cabine passa por oito semanas de treinamento intenso que cobre desde os fundamentos básicos para que se tornem tripulantes de classe mundial. O treinamento inclui uma série de cursos sobre segurança, serviços, situações de emergência e hospitalidade, além do treinamento de resposta médica.

A tripulação é treinada ainda para lidar com situações de emergência durante o voo, que incluem desmaio, engasgo, dificuldade respiratória, reação alérgica e mal súbito. Os membros da tripulação também são treinados para gerenciar casos de ferimento, infecção e higiene a bordo.

Os tripulantes aprendem ainda procedimentos que salvam vidas, como a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), o uso do desfibrilador externo automático (DEA) e até mesmo assistência ao parto. Esse treinamento intenso, liderado por instrutores certificados em primeiros socorros de aviação, é feito no moderno centro de tripulação de cabine da Emirates em Dubai.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp