Novo terremoto atingiu a Toscana no final da tarde (horário local) deste sábado (14). O epicentro fica a 5 km de Barberino di Mugello (25 km de Florença).
Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), as outras cidades próximas são Scarperia, San Piero e Borgo San Lorenzo.
Com uma intensidade de 3.0 na escala Ritcher, o tremor foi sentido pelos moradores de Mugello. Muitos, ainda assustados com os tremores do último dia 9 de dezembro e receando novos choques, planejavam passar a noite nos carros ou nos centros instalados no ginásio Barberino ou na estrada de Mugello. Não houve relato de danos.
Autódromo de Mugello, sede dos GPs de moto e de testes da Ferrari |
Típica cidade da Toscana, com muito verde e construções medievais, Mugello também é conhecida pelo autódromo internacional, criado em 1914. Reformado pela Ferrari, sua atual proprietária, sedia os GPs de motos.
RISCOS SÍSMICOS
O INGV registra que terremotos de intensidade à registrada em Mugello são frequentes há 21 anos em toda a Península. A placa do mar Adriático pressiona os Apeninos.
Em entrevista à imprensa italiana, o presidente do instituto Carlo Doglione diz que no mapa do risco sísmico, toda a cadeia dos Apeninos, da Ligúria à Calábria, incluindo parte da Sicília, “mostra uma classificação bem perigosa.”
Diz ainda que “a Toscana faz parte de uma estrutura bem conhecida. Devemos olhar com cuidado”.
A preocupação faz sentido. Mugello sofreu em 1919 um terremoto de magnitude 6,4, mil vezes mais forte do registrado em 9 de dezembro último.
“Estamos olhando com preocupação para a forma como ocorreu, porque a sequência parece ser muito semelhante”, conclui.