UM JEITO AMOROSO DE SE DESPEDIR DO SEU MELHOR AMIGO!

No Santuário dos Pets, na Grande São Paulo, as cinzas de seu animalzinho podem ser usadas para reflorestamento. E assim a vida continua!

POR SIMONE GALIB

Vivi uma semana muito difícil: meu gato, chamado Divino, de 19 anos, morreu na manhã do último sábado, 28 de junho de 2025. Sabia que esse dia chegaria logo, porque ele estava bem velhinho e doente. Mesmo assim, a separação depois de tanto tempo juntos é dolorida. E foi neste momento de muita dor que acabei conhecendo um serviço incrível: o Santuário dos Pets.

Em outras circunstâncias, eu não teria dado atenção. Afinal, quando se trata do nosso melhor amigo de quatro patas quem quer pensar em dizer adeus?

Mas, eles também se vão e é bom saber que hoje podem ter uma despedida com carinho, cuidado, respeito ao meio ambiente e à altura do amor incondicional que ele nos ofereceu o tempo todo, sem esperar nada em troca.

Sim, estou falando de cremação! Uma opção que se torna cada vez mais comum entre os tutores de pets porque hoje é o processo mais ecologicamente correto.

Isso porque o sepultamento no solo pode causar contaminação do solo, dos lençóis freáticos e provocar ainda proliferação de doenças.

COMO FUNCIONA?

O processo de cremação dos animais é muito parecido com o dos humanos. No caso dos pets, a única diferença está na possibilidade de fazer uma cremação coletiva e, assim, as cinzas não são devolvidas ao tutor.

Mas, também há a individual, onde as cinzas retornam ao dono em urnas personalizadas. Nessa modalidade, a família também pode acompanhar todo o processo presencialmente (o santuário fica na cidade de Mauá, na Grande São Paulo) ou online.

Você também pode solicitar fotos e vídeos para se certificar de que tudo foi mesmo feito conforme contratado. E existe ainda a possibilidade de velório. Tudo vai depender do plano que você escolhe e há vários deles, inclusive com pagamento mensal.

Eu escolhi a cremação coletiva. Não pelo preço, porque a diferença em relação ao individual não era tão significativa, mas sim pelo conceito.

Descobri que o Santuário tem parceria com uma ONG e as cinzas são encaminhadas para reflorestamento. Não deixa de ser um grande consolo saber que a vida vai se renovar, porque na natureza tudo sempre se transforma. E renasce!

MIMOS E ATENÇÃO

Ser acolhido por alguém na hora da tristeza é algo que não tem preço. E o Santuário dos Pets tem funcionários atenciosos, que resolvem as nossas angústias mais imediatas, principalmente quando o pet morre em casa e a gente está consumida pela dor. A remoção é feita de maneira rápida, o que traz um certo alívio ao coração.

Eles nos avisam também quando o animal é cremado. Passados poucos dias, recebi em minha casa o certificado de cremação, um sulfite com as impressões digitais do Divino e uma cartinha linda de despedida com as fotos dele que eu havia mandado.

A entrega foi feita pessoalmente pela Márcia, a funcionária amorosa e prestativa que me deu a atenção na medida exata do que eu precisava quando a chamei no sábado.

Recebi ainda uma caixinha com suas patinhas, feita em impressora 3D na cor azul, acompanhada com sementes de margarida que, claro, serão plantadas no meu jardim. Outra lembrança positiva desse marcante ritual de passagem.

A emoção foi grande. Parecia até que ele estava de volta ao lar!  

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp