Gosta de samba raiz? No dia 11 de outubro, sábado, acontece em São Paulo o festival Saudosa Maloca, que em sua terceira edição comemora os 147 anos do bairro da Bela Vista, mais conhecido como Bixiga. Além da anfitriã Roda Saudosa, participarão a Velha Guarda Musical da Vai-Vai, o grupo Demônios da Garoa e a DJ Lia Macedo.
Fundada no Bixiga, em 1987, a Velha Guarda da Vai-Vai é sempre prestigiada por moradores e frequentadores do bairro. Já o grupo Demônios da Garoa é um ícone do samba paulistano, que popularizou ao longo das últimas décadas clássicos de Adoniran Barbosa, incluindo Saudosa Maloca, que empresta agora o nome ao festival de samba, realizado toda segunda semana do mês, no galpão da Vila Itororó, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo.
Como surgiu o Bixiga?

Considerado um dos bairros mais cult da capital paulista, o loteamento do local onde hoje existe a Bela Vista começou no dia 1º de outubro de 1878 pelas mãos do imperador dom Pedro 2º.
À época, a região abrigava extensa área rural, chamada de Campos do Bixiga, que pertenceu até 1870 a Antônio José Leite Braga. chamado de Bixiga. O apelido é porque ele tinha o rosto todo marcado por sequelas da varíola.
Outro ponto histórico do bairro foi o Quilombo dea Saracura, que também existia ali e onde surgiria, em 1930, o cordão carnavalesco e esportivo Vae-Vae, hoje o atual grêmio recreativo cultural e social da escola de samba Vai-Vai.
Ao longo dos anos, a Bela Vista abrigou uma grande comunidade de imigrantes italianos, a maior parte deles vindos da região da Calábria, além de migrantes do Norte e Nordeste do país.
Essa vocação de acolhimento de estrangeiros permanece e hoje o bairro tem atraído inúmeros imigrantes de países africanos, como Angola, Nigéria e República Democrática do Congo.
SERVIÇO
Festival de Samba Saudosa Maloca
Musical, dia 11/10, das 14h às 20h
Galpão da Vila Itororó, rua Pedroso 238, Bela Vista.