Quais as tendências do turismo para 2025? Tem um segmento que está em ebulição e promete crescer muito mais no Brasil no próximo ano: as viagens para a turma dos 60+. Aliás, um público que ama viajar – e viaja muito -, estava à margem do mercado, esquecido por agências e operadoras, mas agora não está mais.
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), o setor tem se beneficiado da crescente adesão de viajantes mais velhos que buscam experiências únicas, impulsionando um dos segmentos de turismo que mais cresce no país.
Há até o Movimento de Parceiros do Turismo 50+, com mais de 300 agências parceiras, que garantem a viagem desde o momento da saída até a volta para casa. Essa iniciativa partiu de Regina Simões, uma experiente agente de viagens, que vem apostando no atendimento diferenciado ao público sênior desde 2019.
PREFERÊNCIAS
Mas, quais são os fatores que estão levando essa turma a fazer as malas?
Aumento da expectativa de vida, maior nível de renda e valorização de uma vida mais ativa, avalia a ABAV. Eles também se interessam por viagens mais longas e personalizadas.
Afinal, do que eles gostam?
“Observamos que o público 60+ não apenas quer viajar mais, mas também deseja novas experiências que ampliem seus horizontes culturais e proporcionem um convívio social enriquecedor. Esse segmento demanda pacotes que ofereçam segurança, conforto, flexibilidade e experiências exclusivas”, afirma Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da ABAV Nacional.
Com flexibilidade de tempo e orçamento, esse público prefere viagens que envolvam atividades culturais, gastronomia, ecoturismo, roteiros de bem-estar, saúde e vivências locais. Eles gostam ainda de interagir com a cultura e o ambiente locais. A prioridade para mobilidade acessível e acomodações confortáveis também é crescente. Pacotes que incluem suporte especial para locomoção, acessibilidade em atrações e planejamento cuidadoso de deslocamento têm tido alta procura.
O turismo social é outro destaque, com pacotes voltados para grupos que buscam a troca de experiências, encarando o turismo como uma oportunidade de ampliar sua rede de amizades. Além disso, agências estão incluindo assistência médica, suporte 24 horas e seguro-viagem aprimorado para garantir um passeio seguro e tranquilo.
Para 2025, a ABAV Nacional acredita que o turismo 60+ terá um crescimento ainda mais expressivo, impulsionado pela popularização de destinos nacionais, que oferecem infraestrutura adaptada e pacotes acessíveis.
Parcerias entre agências e operadoras de saúde também estão sendo estruturadas, buscando integrar atividades de bem-estar e prevenção de saúde às viagens, permitindo que essa faixa etária aproveite o máximo do que o turismo pode oferecer.