Você já ouviu falar em turismo do sono? É uma tendência forte no setor de hotelaria. Mas, o que isso significa? A importância de oferecer cada vez mais serviços que incluem o autocuidado e descanso para os hóspedes.
Um estudo publicado pela consultoria HTF Market Inteligence revela que em 2023 houve um crescimento global de 8% nesse modelo de negócio. E que gerou faturamento de US$ 641 bilhões. Para os próximos cinco anos, a projeção é que a média alcance US$ 1 trilhão.
No Brasil, a procura também cresce. Segundo a plataforma Booking.com, 58% afirmam que querem viajar para dormir melhor, enquanto outros 54% desejam viajar sozinhos.
COMO FUNCIONA?
O turismo do sono é definido como uma viagem planejada para que o hóspede saia fora da rotina estressante e está diretamente ligado ao segmento de bem-estar, o que inclui exercícios de saúde mental até o simples desejo de passar alguns dias longe do cotidiano familiar.
Os meios de hospedagem brasileiros já reagem bem à nova demanda, diz Carla Vieira Lopes, coordenadora do programa Turismo do Senac SC.
Segundo ela, entre os fornecedores mais procurados estão o de camas confortáveis, enxovais novos e iluminação para quem deseja descanso total.
Os destinos mais procurados são, claro, os mais tranquilos, como pousadas rurais, hotéis boutiques e resorts, entre outros.
De olho nessa crescente fatia de mercado, os hotéis urbanos também investem na sofisticação dos quartos, oferecendo também ambientes sem ruídos. A temperatura e a luminosidade do local são igualmente importantes.
PERFIL DOS HÓSPEDES
A especialista ressalta que esse tipo de hóspede costuma ser bem mais exigente do que o convencional. Vários são os fatores que o motivam a fazer a reserva, como qualidade do cômodo, calma, colchão, travesseiro, enxoval, janelas antirruidos e iluminação.
Outra questão importante envolve os aparelhos eletrônicos, como televisão e demais itens que possam fazer barulho. Afinal, o foco é oferecer ao hóspede um sono de qualidade.
Como bem-estar também é fundamental para dormir, aumenta a procura por hospedagens que tenham quartos com banheiras, jacuzzis, ofurôs e hotéis com serviços de SPA, incluindo sauna e massagens.
MELHORES ENDEREÇOS
Embora seja uma tendência nova, no Booking.com já é possível encontrar hospedagens especializadas em vários estados do país, como Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
A plataforma também disponibiliza o seu sistema de Inteligência Artificial para agilizar as pesquisas de destinos com os serviços de turismo do sono. Os brasileiros são a quinta nacionalidade que mais a utilizam.
Para os estabelecimentos que queiram investir nesse promissor segmento, o Senac dispõe de vários cursos sobre tendências de hospitalidade e turismo.
O negócio é promissor!